VISITANTES

quarta-feira, 11 de abril de 2018


3
Na casa de Pai Bimbinha torta, Filó caída.

Muito embora Sinhá Joana confiasse muito em Pai Bimbinha e seu jogo o mesmo era “ébózeiro” não tendo um terreiro, apenas fazia seu jogo e quando muito um ébó ou uma  mesa pra alguém e ai começava saga de Filó e Ogun, efetivamente Filo estava caída, incorporada com Ògún, isso não poderia ser mudado, mas como fazer o santo dela e onde, esse era o problema. Pai Bimbinha chamou Sinhá Joana no canto e conversaram em voz baixa:
- Sinhá Joana que temos que seja de confiança pra fazer o santo dessa menina ?

- Olha Pai Bimbinha, estou aqui pesando nisso, não quero que ela caia na mão de qualquer um. Por outro lado Ògún não deixa muito tempo pra gente decidir isso. O senhor e sua mulher da um jeito de segurar esse “jerere” que vou ver uma pessoa de minha confiança pra vim pegar ela. Por favor, veja isso pra mim. Pai Bimbinha pediu uma esteira sua mulher, ela trouxe, deitou Filó e a cobriram com um “oja”, por enquanto nada mais a fazer a não ser esperar Sinhá Joana voltar com a solução.

Sinhá Joana saiu sem saber onde procurar ajuda, muito embora tivesse muitos amigos/as que têm terreiro, mas poucos eram de sua confiança, firmou a cabeça em Ògún e se deixou levar envolta em pensamentos. Quando deu por si estava na porta de “Humberto dos Trezentos” que era pai de santo de fama muito respeitado em Caxias e redondezas. Como tinha intimidade com Humberto entrou direto na casa e pediu a pra vê-lo. Uma iawo vendo a velha, imediatamente ofereceu uma cadeira, botou a cabeça no chão tomando abença dela e foi pegar um café. Sinhá Joana agradeceu o café e pediu a ela que avisa-se Humberto da presença dela. A iawo pediu licença e se foi à procura do pai de santo. Sinhá Joana esperou impaciente até que seu Humberto apareceu na porta.

- Abença, sinhá Joana, que novidade é essa a senhora aqui fora de tempo ?

- Sinhá Joana coça a cabeça, abençoa Humberto e da inicio a conversa. Berto meu filho to num perrengue e só você pode me tirar dele, vou te contar e depois você me fala. Você sabe de Filó minha camarada ? Ela esta me dando muito trabalho, e ai levei ela na casa de Pai Bimbinha pra fazer uma mesa, seu minino que mesa, ele viu Ògún e falou pra nós, ai ela na hora caiu dura, bolou, como você sabe ele é ébózeiro então deixei ela la bolada e vim falar com você por que tenho confiança em você. Espero mesmo que você possa me ajudar com esse santo.

- O minha velha, a senhora sabe que pode contar comigo. Então ela esta bolada na casa de Pai Bimbinha? Tem que ir pegar ela e recolher? É esse seu perrengue?

- Sim senhor é isso mesmo.

- Vou chamar o Parrudo e ele pega o carro e vai com a senhora, pega ela e traz. ta bom? Ela aqui a gente vê o que pode fazer. Fique la na porta o Parrudo passa pega a senhora e vai até la e volta rapidinho com a menina

Filó faz santo.
Parrudo pegou Sinhá Joana e la se foram pra casa de Pai Bimbinha Torta, não era muito longe e logo chegaram, Sinhá Joana desceu apressada, Pai Bimbinha estava de plantão, ele e Sinha Joana trocaram olhares e foram direto pro quarto onde estava Filó “bolada”.
Os três com muito esforço pegaram Filó e levaram pro carro, acomodaram ela com cuidado no banco de trás. Filó acomodada Parrudo entrou e ligando o carro la se foram de volta pra casa de Pai Humberto dos Trezentos.
Continua
Baba Gilberto de Esu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário será lido e respondido devidamente