VISITANTES

terça-feira, 13 de março de 2018


LUCUBRAÇÕES MACABRAS
? “7 anos e meus direitos” ?
“Meu pau minha capela, meu ramo de pindoba em cima”
Causos
- Meu pai, vou dar minha obrigação de sete anos. O senhor vai me dar meus direitos?
- Oxente menino, claro, você vai tomar os sete anos e vai ser ebomi, é seu direito.
- Mas pai, nos sete anos a gente recebe os direitos, né ?
- Que diabos é seus direitos, me fale ai ?
- Pai, os direitos são: O deka pra poder jogar búzios e ganhar meu dinheiro, poder ser pai de santo, abrir minha casa, o senhor sabe.
- Menino me diga? Vc já tem uma casa pronta e sua pra montar seu terreiro? Seu santo já tem pelo menos um Ogã e uma Ekedi apontados? Diga-me você vive de que ?
- Pai, o senhor sabe, eu sou cabelereiro na casa de minha mãe, tenho muitas clientes e elas estão loucas pra eu abrir meu terreiro. Minha pomba gira da consulta e ganha muitos presentes, eu jogo cartas, buzios e runas, e elas adoram. Do lado da casa de mãe tem um puxadinho onde faço meus feitiços e os ébó. Minha mãe não gosta e quer que eu saia e ai se o senhor me der meus direitos e posso abrir um terreiro e ser pai de santo.
- Menino do céu, onde você aprendeu tudo isso? Quem te ensinou a jogar búzios ? A fazer ébó ?
- Ora pai, a internet esta ai pra ensinar tudo. O senhor acha que nasci com os olhos dos outros? Tenho meus búzios e já peguei um monte de ébó comprei umas apostilas que tem tudo. Só falta o senhor me dar meus direitos. Eu alugo uma casa e as clientes pagam. Elas fazem tudo que minha pomba gira manda.
- Então você tem dinheiro pra fazer os sete anos e tomar seu deka?
- Meu pai, obrigação de sete anos e deka não é a mesma coisa? E faço minha obrigação de sete e tomos meus direitos, ou não ?
- Olha bem, você aprendeu isso tudo na internet também  é ?
- Na internet e com os amigos dos grupos que participo, todos são Pai de Santo ou Ebomi, e todos tem os direitos tomados e falam isso. Por isso vim falar com o senhor e resolver, afinal o senhor vai me dar meus direitos na minha obrigação?
- Olhe menino, se você quer tomar sua obrigação de sete (7) anos, sim tenho que fazer, mas tomar isso ai que você fala é não, você não tem saber nem uma casa pra poder receber (ASÈ), pois aqui não se da (DEKA). Primeiro venha dar, “Anos Oficio” e depois de comprar sua terra receberá o que lhe é devido se for o caso.
Resultado, hoje o dito cujo é pai de santo, foi pra outra casa tomou os 7anos e os tais direitos, pagou levou.
Por acaso o assunto em pauta é bem atual haja visto as postagens que ocorrem a rede no momento.
Baba Gilberto de Esu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário será lido e respondido devidamente