VISITANTES

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018


LUCUBRAÇÕES MACABRAS
Você foi iniciado em Orixa ou o que ?
Sei que muita gente vai querer me trucidar por esse texto, mas o objetivo é realmente falar de um assunto delicado.
Há muitos anos atrás escrevi um texto onde constatei a troca do oraculo, no caso o jogo do (erindilogun) por entidades que davam consultas. Na ocasião eu chamei atenção por ter conhecimento que, os hoje chamados “CATIÇOS”, notadamente os CABOCLOS não só estavam substituindo os oráculos, estavam recolhendo iawo assim como já estavam adentrando em quarto de santo e fazendo iawo. 
Nesse caso cheguei a ser testemunha em Salvador na casa de um famoso Pai de santo já falecido. O caboclo dele não só recolheu como raspou o iawo e cantou pra tirar na sala.
Isso tudo de certa forma tornou-se subjetivo, a falta de conhecimento no trato com o oraculo (erindilogun) é patente, sendo ele substituído por jogo de cartas das mais diversas procedências: Ciganas, Egípcia, Taro entre outras. Em alguns casos é substituído por runas, bolas de cristal, borra de café, leitura de mão etc. Mais uma vez tudo isso torna-se subjetivo se levarmos em consideração o que esta acontecendo nos dias de hoje.
“ANUNCIOS NAS REDES SOCIAIS”

1- (A IYALORISA TI OIA CONVIDA A TODOS PARA A FESTA DE SUA RAINHA POMBA GIRA (TAL)

2- ( O BABA TI ODE, CONVIDA A TODOS PARA FESTEJAR A DONA DO MEU DESTINO MARIA PADILHA (TAL)

3- (O ILE DE XXXX CONVIDA A TODOS PARA AS FESTA DOS MALANDROS ZÉ E MARIA. O FESTEJO SERÁ REALIZADO NO SALÃO DE FESTAS TAL)

Isso sem falar dos CABOCLOS, PRETO VELHO entre outros espíritos que muito embora devam ser respeitados em suas respectivas casas especificas, hoje são mais importantes que os Orixas a quais os terreiros são supostamente dedicados.
A proliferação dos CATIÇOS e as novas denominações que vemos todo dia nas redes sociais esta transformando nossa religião em um pandemônio onde a tradição esta se perdendo dando lugar a novas seitas derivadas da Umbanda e de uma Quimbanda que só existe no imaginário dos inventores. Vemos diuturnamente a nova DEMONIZAÇÃO DE EXU e a transformação de CATIÇOS em novos EXU.
Em alguns sites de pseudos satanistas o personagem de BAFOMETH que já era considerado rei de todos EXU, começa a ter sua sexualidade mudada de masculina para feminina tornando-a rainha de uma QUINBANDA que nunca soube de sua existência. A QUIMBANDA uma manifestação religiosa de origem afro brasileira,  apartada da UMBANDA no processo de branqueamento nunca conheceu tais personagens.
Os Orixa dos hoje Baba/Iya, tornaram-se secundários, muito embora os terreiros ostentem denominações africanas complicadas e muitas vezes sem nexo, as maiores e mais concorridas festividades são dedicadas ao CATIÇOS notadamente os EXUS e POMBA GIRAS onde a licenciosidade impera junto a libação exagerada muitas vezes terminando em intrigas, brigas e violências.
Meus caros irmãos, temos rever nossos valores e retornar aos nossos cultos tradicionais onde nossos ORIXA são os mais importantes personagens.
Baba Gilberto de Esu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário será lido e respondido devidamente