LUCUBRAÇÕES
MACABRAS
O
dinheiro, o saber e o comercio. (2)
Conclusões
No texto temos diversos personagens
porem dois se destacam, o Pai de Santo e o Atanásio axogun. Primeiro vamos
fazer uma breve analise dos personagens secundários:
Os Ogan tocadores que como sabemos
nos dias de hoje já não tem mais casa ou terreiro e mesmo tendo deixam de ir às
celebrações dos mesmos se tiverem um “contrato” em outro.
Os Ogan cantadores, da mesma forma
que os tocadores se vendem por um contrato, sem sequer se preocuparem com as
tradições da casa onde vão cantar, o importante é saber cantigas que ninguém sabe
e calar a boca de todos, inclusive do contratante, isso da a eles status de
saber e o tornam celebridades cada vez mais caros.
Os iawo/ebomi virantes que alugam
seus santos pra quem der mais, na verdade coisa antiga, não é de hoje que tem
esse tipo de coisa, principalmente se o terreiro tiver fama ele já vai de mala
e cuia com a Ekedi ao lado e as malas no carro.
Chegamos enfim aos personagens
principais:
O pai de santo, contratante.
Por ter uma situação financeira
abastada comprou seu próprio pai de santo e tudo mais que pudesse beneficiar
sua corrida ao trono, desdenhando de todos e posteriormente comprando novos,
assim como todos que segundo sua visão lhe trouxe-se benefícios para o alcance de
seus objetivos e montou seu rico terreiro. Não tendo uma família ancestral para
dar obediência nem tendo dado anos oficio na casa de seu iniciador, não tendo
parentes de santo, portanto mais um que fez santo por querer sem nem mesmo
saber se deveria ter feito, pois o dinheiro falou mais alto.
Por não ter saber, não levou em
conta preceitos e tampouco procurou
saber dos Orixa se devia ou não fazer daquela forma, e muito embora tivesse nas
oferendas as ferramentas necessárias compradas por ele mesmo, o obi e o orobo. Em
nenhum momento questionou o oficiante, no caso, Atanásio se o ritual deveria ou
não ser feito da forma que ele queria ou se aquele Orixa aceitava ou não aquela
oferenda, ou ao que, a mesma se destinava. Acostumado que estava desde sua “iniciação”
a mandar e ser satisfeito não procurou saber de seu próprio Orixa se poderia ou
não ter um terreiro e em uma possível negativa de seu iniciador, comprou um que
o satisfez assim como todos os outros contratados. E o resultado foi a perda de
seus status de rico e as dificuldades que enfrentou posteriormente.
Atanásio o axogun.
Outrora figura importante e muito
reverenciada, um sacerdote importante do culto de Ogun que no Brasil foi sendo
esquecido tornando-se um mero cortador de cabeças sendo substituído por
qualquer um que saiba ou não cortar uma cabeça de um bicho. Virou um mero
tocador de atabaques ou um cantador de candomblé, que tirou seu status anterior
por ser inapto para a função importante a que antigamente era destinado.
Atanásio apesar de vir de uma casa
importante e “saber” como fazer os rituais de sacrifício não fez nada do que
sabia ou deveria ter feito acarretando com isso os problemas que virão não só
para o contratante como pra ele também. Um “Asògún” é responsável por todo o
ritual de sacrifico tendo que antes de qualquer coisa confirmar através do
jogo, seja de obi ou orobo, se tudo que o pai/mãe de santo programou esta em
conformidade com a vontade do Orixa. É ele que antes deve jogar e ver se o
Orixa que vai comer aceita tudo ou se por acaso o pai/mãe esqueceu-se de alguma
coisa, todo somos falíveis. Tudo isso e muito mais, é o Axogun que sabe os cânticos
daquele ritual, do antes, do durante e do depois enfim ele que é o responsável por
tudo naquele momento. É o oficiante e sua função só termina quando após cantar
o sasanhe, quando o pai/mãe de santo ira fazer as rezas finais do ato.
Portanto foram os erros do Atanásio
que causaram os problemas do pai de santo contratante assim como os seus. Podemos
também analisar que Atanásio foi o braço justiceiro do Orixa. Mas nunca perdoar
seus erros, pois afinal eles se voltaram com ele mesmo.
OBS: Essa é uma pequena analise do
candomblé que vivemos hoje e as consequências que virão.
Baba Gilberto de Esu.
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