VISITANTES

quarta-feira, 9 de maio de 2018

LUCUBRAÇÕES MACABRAS
                    “O causo de Joana três beiços e o castigo de Ogun "
                                                          capitulo 5
Na casa da Velha Joana Três Beiços

Alguem bateu palmas no portão, ela se ajeitou e foi ver quem era quando ouviu uma voz conhecida,
- O de casa sinhá dona.
- Era a voz de seu velho amigo Dewanda, famoso Miguel Grosso, baiano de boa cepa, filho de João da Gomeia.
-O de fora, gritou ela. Seu minino bata a mão na tramela e entre, foi Ogun que lhe mandou. Ogunhe baba agaba mi. Dewanda abriu a tramela e entrou cantando:
Ago ago, ago nile wa
Ago nile wa o.
A velha senhora com um grande sorriso nos lábios foi recebê-lo, ago ia, meu velho, entre essa casa é sua, abolete-se ai na sala, lugar nunca falta pra uma visita tão importante. E foi a cozinha pegar agua fresca para seu compadre.
- Olhe não sei porque mas senti vontade de ver você, sabe uma agonia quando passei perto de Ogun la em casa e ai você me veio a cabeça, pensei. Será que aconteceu alguma coisa com minha comadre? Preciso ver isso de perto. E ai aqui estou. Nesse momento sentiu falta de Filó e perguntou, Comadre cadê Filó que não vejo?
- Olhe meu compadre, Filó deu de roda, Ogun pegou e ela esta recolhida no Trezentos.
- Oxente comadre me conte isso, até outro dia ela estava bem, não sentia nem arrepio,  como aconteceu ?
- Sinhá Joana, chegou à sala trazendo a moringa e um copo botou a disposição de seu Miguel, sentou-se, deu um grande suspiro e começou a contar a ele o acontecido. Seu Miguel balançou a cabeça ouvindo e ao final perguntou de chofre.
- Oxente e porque não me procurou antes ?
- Dewanda, como contei aconteceu tudo muito rápido e ai não me lembrei de você.
- Sinhá Joana se eu puder ajudar me fale que vou fazer de tudo, gosto muito de Filó, é só me falar.
- Vou ser franca, depois que levei ela pra casa de Humberto que me dei conta que ele é angola, e eu sou Jeje, isso me preocupa. Eu sei que ele é um homem de saber, mas....
- Mas isso não é problema, se você quer que ela seja feita em sua nação podemos falar com ele e ir pra lá na hora da feitura e fazer como você quer. Podemos ir e conversar com ele e ajustar tudo.
- Eu gostaria mesmo, mas veja, eu acho que o santo dela é Nagô. Não pensei nisso antes, sabe.
- Temos que ver isso o mais rápido possível pra dar tudo certo. Vou falar com meu compadre Berto ainda hoje e resolver isso com ele. Voce pode ficar sossegada minha velha. Logo te dou noticias.
- Não sei como agradecer, foi Ogun mesmo que mandou você aqui. Ele sabe o que faz, Ogunhe baba mi.
- Ogunhe, Ogunhe. Vou la resolver o assunto e mais tarde lhe mando noticias.
Sem mais delongas Dewanda levanta, toma abença a velha senhora e se vai deixando ela com o semblante mais calmo.
Dewanda deixa a casa de Sinhá Joana e vai direto a casa de seu compadre Berto que era bem perto e logo chega e por sorte Berto esta no portão vendo as novidades. Vendo Dewanda chegar ficou pasmado e pensou: Eita hoje é dia “Ogun ta retado” até Dewanda por aqui e assim pensando foi em direção do carro dar boas vindas ao seu velho camarada exclamando. Ogun lhe trouxe na hora certa, vamos entrar e por os assuntos em dia!!!
- Berto esta tudo bem com você meu compadre?
- Dewanda meu velho, esta sim, mas vamos entrar e tomar um café, você veio em boa hora, preciso falar com você mesmo, entre e sente-se. Dewanda entrou sentaram-se e Berto mandou trazerem um café fresco enquanto o café chegava falou:
- Vc esta sabendo de Filo, a camarada de Sinhá Joana?
- Pra ser sincero sim, e por isso vim aqui pra falar com você.
- Pois é o santo dela é nagô e não angola, o que você acha ? Mesmo sinhá Joana tendo trazido ela a mim não posso passar por cima disso de qualquer maneira, já pensou ?
- Berto meu filho, eu e Joana falamos desse assunto agora mesmo na casa dela e por isso vim aqui pra propor uma coisa a você.
- Oxente você é meu mais velho fale sem rodeios.
- Berto eu acho melhor fazer um bobolojô. Eu, você, Sinha Joana e chamar mais um dos nossos e tirar essa duvida, você concorda ?
- Nada como ouvir os mais velhos, acho certo sim, mas quem podemos chamar?
- Eu chamaria Santinho ou seu Cristovão de Ogun do pantanal, os dois são ótimos olhadores, o que vc acha ?
- Olhe não sou amigo de Santinho (Agenor Miranda), mas de Cristóvão sou e muito, na hora do perrengue ele me socorre, topo chamar ele até porque ele esta mais perto, tudo bem ?
- Então chame e vamos marcar daqui a dois dias e vamos fazer um “bobolojô” e ver o problema de filó.
- Pronto pode vir que vou estar preparada.

continua no próximo capitulo

Baba Gilberto de Esu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário será lido e respondido devidamente