VISITANTES

domingo, 9 de janeiro de 2011

ODU 2011


Segundo Oga Gilberto de Esu.


 O jogo foi realizado no primeiro minuto de 2011 conforme a tradição de Ifa e não vale para o mundo e sim para todos que me acompanham sejam iniciados ou não. Tradição nascida após anos de observação e não concordância com as “revelações” publicadas em mídias eletrônicas ou impressas sem compromissos com Ifa ou com a verdade. É um absurdo o que vemos ou lemos, Ex: 2011= 4 que seria Irosun, daí teríamos que ver que Orisa em particular regeria o ano, mas e Ifa onde fica, basta fazer uma continha ?  Outro Ex: O primeiro dia do ano é sábado e segundo a tradição dia de todas as Iabas ( santas mulheres ) e daí vira uma confusão pra uns é Osun, pra outros Oya, e assim sucessivamente e o pior segundo os machistas de plantão nenhuma mulher governa sozinha e daí teremos dois mandando, Osun e Odé ou Oya e Ogun e assim por diante.

 Ifa nos revela para este ano através do Odu Ejionilé:

Odu governante Ejionilé.

Orisa governante Obatala.

Influencia de Egun em todos os sentidos.

Ejionilé é o 8 odu conforme o merindilogun cawri ou o primeiro segundo o sistema de Ifa, sendo chamado de Ejiogbe ou Ogbe meji, cuja  tradução é ( Aquele que possui os conhecimentos da terra). Tem ainda diversos nomes ou títulos a saber:

Ogbe oji = Duas sentenças, a vida e a morte.

Oji ninon gbe = Eu recebo através dele duas dádivas.

Alafia = Sempre tudo bem.

Awuléla = Não esqueça seu sacrifício, dele depende seu sucesso.

Aluku Gbayi = Mesmo conhecendo a morte ele se ergue sobre o mundo e se agita ao redor do sol.

Sua cor é branco podendo aceitar o azul, é um odu masculino e é representado pelo circulo fechado inteiramente branco, Ogbe me.

É considerado o mais velhos dos odus com exceção de Ofun que o gerou.

Controla o dia e a noite, sendo responsável por tudo que acontece nesses períodos, controla ainda os rios, as chuvas, os mares, e a cabeça humana e dos animais. A ele é consagrado o pássaro Leke leke o Elefante o cão e a arvore Iroko. Rege o sistema respiratório a coluna vertebral e todo o complexo de vasos sanguíneos, muito embora o sangue não lhe pertença.

Interdições:

Roupas vermelhas, pretas ou de cores muito escuras, emu, carne de galo, cobra, akasa enrolado na folha da banana e jóias de cor negra.

Ébó

8 espigas de milho bem tenras, mel, efun, orí, gari eja, gari ekute.

Descascar as espigas e assar ligeiramente em carvão, após assadas passar ori, arrumá-las em uma tigela e regar com mel, colocar o efun,o gari eja, o gari ekute. Cobrir tudo com algodão e deixar no pé de Osala por oito dias, iluminar com lamparina de óleo de algodão.

No oitavo dia despachar na mata em baixo de uma arvore frondosa, forrar o chão com pano branco.

                                        Oga Gilberto de Esu                   esu@uol.com.br

2 comentários:

  1. Saudações Ogã Gilberto, muito interessante e didática esta postagem, realmente é muito confuso o que acontece na mídia quando se inicia o ano, para quem esta tendo os primeiros contatos com a religão é bem pior, é um verdadeiro bombardeio de informações que geralmente não tem fundamento nenhum.
    Eu sempre busquei informação, sempre li muito,eu sei que a religião não se aprende em livros mas ajuda e muito a entender esse universo dos Cultos afro-brasileiros....abrçs....feliz ano novo e muito axé...

    ResponderExcluir
  2. Iba o Babá Gilberto!

    Adorei sua postagem.
    Concordo com tudo que diz a respeito das previsões malucas que costumam fazer por aí.

    Mesmo com as informações disponibilizadas hoje em dia, ainda existe àqueles que insistem em fazer tais previsões.

    Meus parabéns pelas belas colocações.

    ResponderExcluir

seu comentário será lido e respondido devidamente